quarta-feira, 8 de maio de 2013
O segredo da vitalidade dos japoneses é um tipo de ameixa, chamada ume. Quem já comeu garante que a fruta faz efeito de verdade.

Valentes, honrados e exímios espadachins, os samurais já desapareceram há quase 150 anos, mas as qualidades deles, como a disciplina, sobrevivem até hoje na sociedade japonesa.

O ingrediente que eles usavam para superar o cansaço das longas jornadas está na mesa de todos os japoneses. É uma fruta parecida com ameixa, chamada "ume" que, quando é ressecada e transformada em conserva, ganha o nome de umeboshi.

Dá perceber como o umeboshi é importante para os japoneses quando a gente compra um bentô, a tradicional caixinha de comida. O arroz é colocado em um quadrado, com um umeboshi bem no meio. O objetivo é deixar o prato igual à bandeira do Japão. Wakayama, no oeste do Japão, famosa por produzir o melhor umeboshi do país. As árvores da fruta estão por toda a cidade, até na beira das estradas. No verão, elas são colhidas com cuidado para não romper a pele e preservar todas as propriedades.

Como os japoneses comem a fruta o ano inteiro, é preciso transformar as frutas em conserva. Elas são salgadas em imensos tonéis e depois desidratadas em estufas.

O gerente da fábrica garante que elas podem resistir cem anos ou mais desse jeito, por causa do sal e da grande quantidade de ácido cítrico.

Esta fruta tem quase o triplo de ácido cítrico de um limão. O ácido mata bactérias, por isso a ameixa era usada antigamente para purificar a água e até para limpar ferimentos. Ela também combate os radicais livres, que causam envelhecimento.


0 comentários:

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Fan Page

Seguidores

Parcerias