quarta-feira, 3 de julho de 2013
O furikake é consumido no Japão há muitas décadas. Inicialmente, aproveitando alimentos e peixes, eram misturados para serem colocados em cima do arroz branco. A indústria japonesa adotou este sistema e através de desidratação de peixes, verduras, algas e outros alimentos, produz centenas de variedades, com sabores diversos e preços variados.
Consumido muito  entre as crianças, também é muito consumido pelos adultos e tornou-se popular entre os estrangeiros residentes no Japão.
Furikake (振り掛け / ふりかけ) é um condimento seco da culinária do Japão, com alimentos desidratados que deve ser colocado (polvilhado) em cima do arroz. Ele consiste, tipicamente, de uma mistura de peixes secos e moídos, sementes de gergelim, algas picadas, açúcar, sal e glutamato monossódico. Outros ingredientes saborosos como o katsuobushi (às vezes indicado no pacote como bonito), ou okaka (flocos de bonito molhados com shoyu e secados novamente), salmão, shiso, ovos, miso em pó, vegetais etc são frequentemente adicionados à mistura.
O furikake normalmente é colorido e brilhante. Ele pode ter um leve sabor de peixe ou frutos do mar e às vezes é apimentado. Ele pode ser usado na culinária japonesa para fazer conserva de alimentos para onigiri, ou bolinhos de arroz.
Fora do Japão, o furikake pode ser encontrado na maioria das mercerias orientais e na seção de comidas asiáticas de alguns grandes supermercados.
No Japão, vendido em qualquer supermercado ou loja de conveniência, apresenta embalagens individuais, que podem ser levados também no obentô (marmita). Popular entre as crianças e também entre os adultos, os mais variados sabores vem sendo lançados no mercado todos os dias, para agradar a todos os gostos.
Além de colocar em cima do arroz branco, pode ser utilizado também em onigiri. Atualmente encontramos outras formas de saborear o furikake como no pão, no tofu, na salada, no espaguetti, na sopa, no udon, enfim, onde a imaginação permitir.


 

0 comentários:

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Fan Page

Seguidores

Parcerias